MUNDO MUSEU

Programa Educativo do Museu Nacional da República (MuN) NA SUA ESCOLA!!!

Visitas Mediadas

O Projeto Educativo MUSEU É O MUNDO é executado em rede de parcerias:  TANGARÁ DESENVOLVIMENTO SOCIAL, Raruti Comunicação e Design, Oitava Casa Produção de Eventos Culturais e o Instituto Bem Cultural – IBC com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA – FAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do – SECEC/DF

Cara Educadora, Caro Educador,

O Projeto “Museu é o Mundo” é um programa educativo que funciona articulando a educação patrimonial, a arte, a educação e a tecnologia; a democratização do acesso de maneira a estimular a sensibilização às artes, a ampliação do conhecimento, a ampliação do acesso e a fruição das obras artísticas.

Hoje apresentamos a vocês o Projeto ‘Mundo Museu’, que vai itinerar pelas escolas do DF com a atividade mundo museu. A atividade propõe uma reflexão sobre como se dão as relações entre as imagens, os intercâmbios de sentido que emergem da justaposição de visualidades dos espaços do museu e da escola. Quando estamos no Museu, vemos o mundo a partir dele, sob o domínio do pensamento artístico, poético, reflexivo. E quando estamos na escola, o que podemos criar e refletir sobre o mundo em que vivemos? O que vemos? O que nos olha? Quais os caminhos possíveis para ler uma imagem? E para criar uma?

A atividade estimula os estudantes a investigar e compreender as atuais correntes de pensamento que atravessam a cultura e as artes visuais, a partir da reimaginação dos espaços com os quais convivemos no mundo.

Os educadores do Museu Educativo conduzirão um debate acerca das relações entre os lugares e exercícios para o olhar que revelam possibilidades de criação no contexto da escola.

MUNDO MUSEU
COMO FUNCIONA O PROGRAMA EDUCATIVO ITINERANTE?

Quer receber a equipe do Museu Educativo na sua escola/instituição? O Projeto leva às instituições de ensino do DF atividades que estimulam os estudantes a investigar e compreender o mundo, a partir das imagens que nos cercam.

O percurso elaborado narra de forma lúdica como seus dois eixos de atuação – a saber, história e artes visuais – podem nos auxiliar a compreender criticamente as relações do mundo contemporâneo.

A equipe de educadores do Museu Educativo conduzirá a atividade Mundo Museu, que se dirige à análise das diversas instâncias, códigos e agentes constantes no processo de criação. Para além da arte, o que mais vemos, quais sentidos atribuímos ao nosso entorno, o que mais pode ser visto/percebido nas interseções, nas entrelinhas, dos espaços do Museu e do mundo?

Leia atentamente as instruções e orientações acerca do Projeto Mundo Museu antes de agendar a visita à sua escola!

1. Qual faixa etária é apropriada para participar do Projeto?
Os percursos propostos apresentam uma estrutura didática aberta e, por essa razão, ajustáveis a todos os ciclos dos ensinos fundamental e médio. Não se esqueça de informar previamente à equipe do Museu Educativo a faixa etária de seus alunos.

2. Quantos estudantes podem participar da atividade?
A proposta pretende ser aplicada a um grupo de 45 estudantes de cada escola.

3. É possível agendar mais de uma turma por escola?
Não é possível agendar 2 ou mais turmas. O projeto prevê a realização de apenas 1 atividade itinerante por escola (45 estudantes).

4. Instalações físicas
No momento do agendamento, informe as características (dimensões, estado etc) e recursos disponíveis em sua sala de aula e em sua escola.

5. Funcionamento
O Museu Educativo visitará as escolas às terças-feiras nos períodos matutino ou vespertino. A carga horária total ideal para realização da atividade é de 1h30 por grupo.

6. Agendamento
O agendamento será realizado pelo número (61) 99664-8490.

Informe com exatidão as características do grupo quando do agendamento:
– Faixa Etária do grupo/ especificidades, PCD e informações relevantes sobre o grupo/os participantes;
– Quantidade de alunos;
– Endereço, telefone e email da instituição e do(a) professor(a) responsável para contato;
– Período pretendido, e horário de início da aula/atividade.

Após a solicitação de agendamento junto à equipe do Museu Educativo, você receberá, por e-mail, um questionário, que deverá ser respondido e remetido para o Museu Educativo, para a efetivação de seu agendamento. Este questionário visa a obtenção de informações importantes sobre a escola e o adequado encaminhamento da atividade.

7. Autorização para entrada e saída da equipe do Museu Educativo
O/A professor(a) responsável deverá providenciar autorização por escrito para a entrada da equipe do Museu Educativo, bem como, tomar todas as providências cabíveis para a entrada e saída da equipe com o material necessário para o desenvolvimento da atividade na escola. Os nomes e RG’s dos componentes da equipe serão informados com antecedência de 7 (sete) dias ao(à) professor(a) responsável/coordenação da escola. Nos dias de visita, a equipe estará devidamente identificada com o uniforme do Museu Educativo.

8. Como preparar seus alunos para receber as atividades do ‘Mundo Museu’
Converse com o seu grupo sobre a atividade. Conscientize seus alunos sobre a importância dessa experiência e estimule a sua participação e sua autonomia.

9. A equipe
A equipe do Museu Educativo é formada por educadores especializados na condução de atividades de arte-educação.

Além do atendimento presencial, o Programa Educativo oferece conteúdos de mediação virtual para as exposições numa plataforma Digital Clique e conheça mais sobre o projeto:
www.museueducativo.com.br
@museueducativo

AGENDAMENTOS
Acesse o link do formulário para escolas interessadas em visitas

Ou entre em contato direto com a equipe de Agendamento:
E-mail: nossomuseueducativo@gmail.com
WhatsApp 61 9 9664-8490

O próximo ‘Mundo Museu’ é na sua escola! Agende seu grupo!