O que é o Mapa do Patrimônio?
O Mapa do Patrimônio é uma proposta lúdica e divertida de conhecer novos monumentos de arte e cultura em Brasília. É uma forma de valorizar e preservar o patrimônio cultural e histórico, além de incentivar o senso de pertencimento e valorização da cultura do DF.
Como usar o Mapa do Patrimônio com os alunos?
Os professores podem utilizar o Mapa do Patrimônio como uma atividade complementar para ensinar sobre a história e a cultura de Brasília.
O Mapa do Patrimônio pode ser baixado em PDF e jogado de forma projetada em sala de aula, ou impresso em formato banner e cartas para que os alunos possam interagir e participar da atividade palpável.
A proposta é simples: em volta do grande mapa do patrimônio ou de forma projetada, a turma irá tirar uma carta/charada onde deverá ler em voz alta e tentar descobrir sobre que lugar está sendo narrado. Descobrindo a charada, a turma deve explicar o porquê da escolha do local, se já visitou esse monumento e contar uma história sobre este local.
O Mapa do Patrimônio é uma atividade educativa e divertida para ensinar sobre a história e a cultura de Brasília. Ao valorizar e preservar o patrimônio cultural e histórico de cada lugar, estamos ajudando a construir uma sociedade mais consciente e responsável com o seu passado e o seu futuro.
Mapa do Patrimônio
Uma atividade lúdica para conhecer novos monumentos de arte e cultura de Brasília!
Materiais disponíveis para downloads:
- Mapa do Patrimônio
- Cartas/Charadas
Proposta de Ação Educativa para utilização do Mapa do Patrimônio
- Em uma roda os alunos, um de cada vez, irão falar um local que gosta de ir no DF, sendo que esses lugares não podem ser repetidos!
- Logo após essa rodada de lugares podemos observar a diversidade de lugares que todos trouxeram e como podemos aprender um com o outro.
- Levantar alguns questionamento para os alunos se sentirem motivados a interagir com o mapa! Será que algum lugar que está no mapa foi falado? Qual já conhecemos? Vamos descobrir que lugares são esses?
- Apresente o mapa lendo os locais que estão neles para iniciar a dinâmica das cartas/charadas.
- O que é uma charada? Deixe eles responderem e logo em seguida escolha um aluno que queira ler uma carta/charada em voz alta e tente descobrir sobre que lugar está sendo narrado. (esse momento é coletivo, onde todos tentam descobrir)
- Quando eles descobrirem o monumento da charada pergunte o porquê da escolha, se já visitaram esse monumento e contar uma história sobre este local.
- Se a turma estiver muito envolvida na atividade, ao final, peça para a turma criar uma charada de algum lugar que eles consideram importante em suas próprias localidades para fortalecer o senso de pertencimento.
- Compartilhe com os alunos a importância de cuidar e preservar o patrimônio cultural e histórico de suas cidades.