O que é o Mapa do Patrimônio?

O Mapa do Patrimônio é uma proposta lúdica e divertida de conhecer novos monumentos de arte e cultura em Brasília. É uma forma de valorizar e preservar o patrimônio cultural e histórico, além de incentivar o senso de pertencimento e valorização da cultura do DF.

Como usar o Mapa do Patrimônio com os alunos?

Os professores podem utilizar o Mapa do Patrimônio como uma atividade complementar para ensinar sobre a história e a cultura de Brasília.

O Mapa do Patrimônio pode ser baixado em PDF e jogado de forma projetada em sala de aula, ou impresso em formato banner e cartas para que os alunos possam interagir e participar da atividade palpável.

A proposta é simples: em volta do grande mapa do patrimônio ou de forma projetada, a turma irá tirar uma carta/charada onde deverá ler em voz alta e tentar descobrir sobre que lugar está sendo narrado. Descobrindo a charada, a turma deve explicar o porquê da escolha do local, se já visitou esse monumento e contar uma história sobre este local.

O Mapa do Patrimônio é uma atividade educativa e divertida para ensinar sobre a história e a cultura de Brasília. Ao valorizar e preservar o patrimônio cultural e histórico de cada lugar, estamos ajudando a construir uma sociedade mais consciente e responsável com o seu passado e o seu futuro.

Mapa do Patrimônio

Uma atividade lúdica para conhecer novos monumentos de arte e cultura de Brasília!

Materiais disponíveis para downloads:

• Mapa do Patrimônio
  • Cartas/Charadas

Proposta de Ação Educativa para utilização do Mapa do Patrimônio

1. Em uma roda os alunos, um de cada vez, irão falar um local que gosta de ir no DF, sendo que esses lugares não podem ser repetidos!
  2. Logo após essa rodada de lugares podemos observar a diversidade de lugares que todos trouxeram e como podemos aprender um com o outro.
  3. Levantar alguns questionamento para os alunos se sentirem motivados a interagir com o mapa! Será que algum lugar que está no mapa foi falado? Qual já conhecemos? Vamos descobrir que lugares são esses?
  4. Apresente o mapa lendo os locais que estão neles para iniciar a dinâmica das cartas/charadas.
  5. O que é uma charada? Deixe eles responderem e logo em seguida escolha um aluno que queira ler uma carta/charada em voz alta e tente descobrir sobre que lugar está sendo narrado. (esse momento é coletivo, onde todos tentam descobrir)
  6. Quando eles descobrirem o monumento da charada pergunte o porquê da escolha, se já visitaram esse monumento e contar uma história sobre este local.
  7. Se a turma estiver muito envolvida na atividade, ao final, peça para a turma criar uma charada de algum lugar que eles consideram importante em suas próprias localidades para fortalecer o senso de pertencimento.
  8. Compartilhe com os alunos a importância de cuidar e preservar o patrimônio cultural e histórico de suas cidades.