O IBC foi criado com o propósito de promover a difusão e a preservação do patrimônio cultural brasileiro e sua diversidade, bem como contribuir com o desenvolvimento sustentável, com prioridade na promoção da pessoa e seus direitos fundamentais. Somos um coletivo de pessoas que atuam na área das artes e cultura, uma instituição privada, sem fins lucrativos, portanto uma Organização da Sociedade Civil, uma OSC criada em 2011.

Concebemos, produzimos e executamos projetos sócio culturais, desde 2012. dentre eles, destacamos o MID- Movimento Internacional da Dança, cuja criação e direção é do Sérgio Bacelar, um dos sócios fundadores do IBC.

Destacam-se também Território Criativo, que executamos em parceria com o GDF, o DIST, programa de Desenvolvimento Territorial, da CAIXA Econômica Federal, executado em parceria com o ISER e o NAAP, na cidade de Ribeirão das Neves/MG, projeto de grande impacto social, realizado junto às famílias do Residencial Alterosa, do Minha Casa Minha Vida, mais recentemente executamos, sob a coordenação geral do Leonardo Hernandes, Diretor do IBC, o projeto de Gestão compartilhada e Programação do Espaço Cultural Renato Russo, também em parceria com o GDF.

Espaço Cultural Renato Russo – 508 sul

Em 2019, fomos selecionados, no edital do FAC Ocupação, para implementar o Programa Educativo no Museu Nacional da República. Trata-se da estruturação do serviço de mediação em artes, das obras em exposição no Museu Nacional e seu acervo, em diálogo com as escolas e professores da rede pública do DF; de maneira a contribuir com a formação dos alunos, professores e profissionais de museus, aproximando as pessoas deste espaço cultural de grande valor para a construção do conhecimento humano.

Museu Nacional da República
Museu Nacional da República

Iniciamos neste mês de outubro o desenvolvimento de ferramentas web, que suportarão as atividades previstas no projeto e o acesso virtual das mesmas. Nossa expectativa é que em abril, estaremos disponibilizando ao público e, sobretudo às escolas e seus alunos, público prioritário, deste projeto.

Esperamos, com mais esta realização, deixar um grande legado à cidade de Brasília e suas regiões administrativas.